James Cameron, diretor e produtor da franquia Avatar, revelou que Avatar 3 trará a família Sully em uma série de desafios, além de terem que lidar com o luto, após a perda de Neteyam, sendo discutido o arco na continuidade do longa.
Durante uma entrevista a revista Empire, o diretor diz que está abordando a jornada dos protagonistas de uma forma mais realista, sem cair no clichê que envolvam os sentimentos pelo luto.
“Acho que o que a Hollywood comercial não faz bem é lidar com a tristeza da maneira como os seres humanos realmente lidam. Você sabe, a partir desta premissa de um personagem sendo sacrificado, e que surpreendentemente, no próximo filme, já parece estar tudo bem, todos felizes. Perdi muitas pessoas, amigos e familiares nos últimos seis ou oito anos, e não funciona assim.”
O diretor falou mais sobre o arco, concluindo:
“E isso também não te faz criar todo um enorme exército ou sair atirando e aniquilando todos aqueles que te fizeram mal, que é outro tropeço de Hollywood. Não estou dizendo que nosso filme é depressivo, só estou dizendo que estamos abordando essa parte do luto de uma forma realística. A jornada dos Sully continua de forma natural, novelística. Mas eles continuam processando isso nos filmes 3, 4 e 5. […] A ficção científica é sempre apenas uma grande vitrine da condição humana.“
Avatar 3 está em pré-produção e segue com o lançamento agendado para 19 de dezembro de 2025 nos cinemas.