Estreia

Listas de filmes nacionais que estreiam em 2023 nos cinemas

Fervo e outros filmes nacionais em 2023 nos cinemas


16/01/2023 – 10:01
Atualizado há 2 anos atrás

Além da lista dos filmes de heróis e os longas mais esperados para o ano de 2023 nos cinemas, também preparamos uma lista para o cinema nacional. Dois longas já chegaram as telonas, como a comédia Nas Ondas da Fé, com Marcelo Adnet e o documentário Me Chama Que Eu Vou, sobre o cantor Sidney Magal.

Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro

Estreia em 19 de janeiro

Chef Jack é um chef de cozinha de bom coração, mas com uma pitada a mais do que o necessário de confiança. Ele é um dos prodígios da Culinária da Aventura, viajando por todos os cantos do planeta cozinhando e achando os ingredientes mais raros e finos para completar suas receitas. Porém, sua vida doce azeda quando erra a mão em uma de suas receitas e sua reputação cai drasticamente. Para provar a todos que seu erro não lhe define, ele entra a competição de culinária chamada de Convergência de Sabores. Mas se ele pensava que iria ganhar essa tranquilamente, Jack precisará aprender a trabalhar em dupla quando é posto junto ao novato Leonard.

O filme tem no elenco Danton Mello.

Guilherme Fiúza Zenha dirige o filme.

Fervo

Estreia em 19 de janeiro

Três fantasmas ficam presos em uma casa e assombram cada novo morador com o intuito de terminarem sua missão na Terra para poderem passar para a próxima vida. Isso até que um casal de arquitetos (Felipe Abib e Georgianna Goes) se mudam para o local e decidem reformar, revitalizando-o. No entanto, eles acabam descobrindo que o casarão era o local de uma antiga casa de shows chamado “Fervo” e passam por uma série de mal-entendimentos com os fantasmas interpretados por Rita Von Hunty, Gabriel Godoy e Renata Gaspar.

O filme tem no elenco Felipe Abib, Georgiana Góes, Renata Gaspar, Gabriel Godoy, Joana Fomm, Dudu Azevedo, Rosi Campos, Hamilton Vaz Pereira, Julia Lemmertz, Bukassa Kabengele, Suely Franco, Tonico Pereira, Marcelo Adnet, Welder Rodrigues, Rita Von Hunty e Paulo Vieira (II).

Felipe Joffily dirige o filme.

Regra 34

Estreia em 19 de janeiro

Simone, 23 anos, estuda direito penal e defende os direitos das mulheres, mas à noite, se apresenta em frente a uma câmera como camgirl. Uma noite, a jovem assiste a um filme que desperta seus impulsos sombrios para um meio mais perigoso de gratificação sexual.

O filme tem no elenco Lorena Comparato, Julia Bernat, Danielle Ornelas, Babu Santana, Samuel Toledo, Sol Miranda (II), Lucas Andrade, Isabela Mariotto, Marcos Damigo, Lucas Gouvêa e Simone Mazzer.

Julia Murat dirige o filme.

A Última Festa

Estreia em 26 de janeiro

Em A Última Festa, acompanhamos a festa de formatura de um grupo de estudantes que se preparam para seguirem suas vidas em diferentes faculdades. Em meio a festa, histórias acabam se cruzando. Um casal de namorados decide terminar o relacionamento para curtir a vida. Enquanto outro tenta ter a sua tão esperada primeira vez, mas é sempre interrompido. Na ambulância da festa, um casal improvável se conhece depois de os parceiros beberem demais. Um jovem com autoestima baixa é desafiado pelo menino mais bonito da festa, enquanto sua amiga conta sobre uma gravidez indesejada. Um grupo de amigos discute no banheiro depois que um segredo é revelado. E duas amigas descobrem um novo sentimento entre elas.

O filme tem no elenco Marina Moschen, Muse Maya, Victor Lamoglia, Christian Malheiros, Thalita Meneghim, Giulia Gayoso, Richard Abelha, Victor Meyniel, Caíque Nogueira e Leonardo Cidade.

Matheus Souza dirige o filme.

O Pastor e o Guerrilheiro

Estreia em 26 de janeiro

Em 1968, o jovem comunista João deixa a universidade e vai para uma guerrilha na Amazônia. É preso, torturado e enviado para a prisão em Brasília, onde encontra Zaqueu, um cristão evangélico preso por engano. Eles sofrem juntos, superam diferenças ideológicas, se ajudam e marcam um encontro para 27 anos depois, à meia-noite, na virada do milênio, em cima da Torre de TV de Brasília – mas João morre em um acidente de carro, em 1990. Em 1999, um velho coronel do exército suicida-se e deixa parte de sua herança para Juliana, filha bastarda fruto de seu relacionamento com a antiga empregada da casa. Através de um livro encontrado na casa, ela descobrirá que seu falecido pai foi o torturador dos dois jovens no passado e que o encontro marcado entre os rapazes não ocorrerá. O destino colocou Juliana na história e o encontro marcado terá um desfecho diferente do que foi combinado.

O filme tem no elenco Johnny Massaro, Cesar Mello, Júlia Dalávia, Cássia Kis, Sergio Mamberti, Antonio Grassi, Tulio Starling, Ricardo Gelli, Similião Aurélio, Buda Lira, Gabriela Correa e Ana Hartmann.

José Eduardo Belmonte dirige o filme.

Bem-Vinda, Violeta!

Estreia em 26 de janeiro

Ana (Débora Falabella) é uma escritora que, ansiosa em busca de inspiração para escrever “Violeta”, seu próximo romance, ingressa em um conhecido laboratório literário na Cordilheira dos Andes. Nessa viagem, ela se envolve com Holden (Darío Grandinetti), criador de um método no qual os escritores abandonam suas próprias vidas para viverem como seus personagens. O líder carismático cativa a escritora e Ana mergulha em uma intensa investigação artística, vivendo, segundo o método orienta, como sua personagem Violeta – até que a ficção sai do controle. O longa é inspirado no romance “Cordilheira”, de Daniel Galera.

O filme tem no elenco Débora Falabella, Dario Grandinetti, Germán De Silva, María Ucedo, Freedy Johnston, Pablo Sigal e Mariano Sayavedra.

Fernando Fraiha dirige o filme.

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho

Estreia em 26 de janeiro

É um documentário sobre a trajetória artística de Beth Carvalho – cantora carioca que se tornou voz referencial do samba a partir da década de 1970. O documentário ressalta sua paixão pelo samba, pelo time de futebol Botafogo e também pelo ativismo político.

Pedro Bronz dirige o filme.

O Mágico di Ó – Tem Que Ser Tão

Estreia em 2 de fevereiro

Dorotéia é arrastada do caminhão onde estava, que a levava junto com sua família a São Paulo. Para reencontrá-la, embarca numa aventura para encontrar o Feiticeiro, e no caminho, faz novos amigos.

O filme tem no elenco Vitor Rocha, Lui Vizotto, Luiza Porto, Renata Versolato, Diego Rodda, Elton Pacheco Towersey e Thiago Sak.

Pedro Vasconcelos dirige o filme.

Desapega!

Estreia em março nos cinemas

Após sete anos controlada de seu vício em compras, Rita assume a liderança de um grupo de apoio a compradores compulsivos para ajudar outras pessoas a darem a volta por cima. Começando um novo romance e toda trabalhada no equilíbrio, parece que nada pode apagar o seu brilho. Mas quando Duda, sua única filha e melhor amiga, revela que tem planos de sair de casa, Rita vai precisar aprender a desapegar para não cair na tentação de uma boa promoção.

O filme tem no elenco Glória Pires, Maísa Silva e Marcos Pasquim.

Hsu Chien dirige o filme.

Segundo Tempo

Estreia em março nos cinemas

Os irmãos Ana e Carl, que nunca se deram bem, precisam deixar as diferenças de lado para buscar suas verdadeiras identidades após uma grande perda.

Barraco em Família

Estreia em 2 de março nos cinemas.

Cleide (Cacau Protásio) recebe a visita de sua filha Kellen (Lellê), uma funkeira de sucesso que, depois de um ano sem dar notícias, reaparece na vila onde a família mora. Como toda mãe que se preze, Cleide sabe que onde há fumaça, há fogo, e desconfia da mudança repentina de atitude da filha. Vai rolar muita confusão nesse barraco de família.

O filme tem no elenco Cacau Protásio, Róbson Nunes, Yuri Marçal, Jeniffer Nascimento, Nany People, Lellê e Hugo Gloss.

Mauricio Eça dirige o filme.

Coração de Neon

Estreia em 9 de março nos cinemas

Em Boqueirão, um dos bairros mais populosos de Curitiba, o jovem Fernando trabalha com o pai, Lau, em um típico carro de telegrama cantante brasileiro chamado Coração de Neon. A bordo de um carro personalizado, eles são contratados para entregar mensagens românticas dadas como presentes para pessoas de toda a cidade. Os dois sonham em levar o carro até os Estados Unidos e mostrar seu trabalho para os americanos. Mas após uma performance que terminou tragicamente, sua vida muda completamente e ele inicia uma jornada alucinante e cheia de reviravoltas em busca de seus sonhos. Sempre junto do carro, grande aliado de Fernando, para se manter firme na realização do seu propósito. Igual a vida real, a história de Fernando passa por altos e baixos, por ação, romance e drama. Por meio de gírias, costumes e linguagem local, o bairro de Boqueirão (ou Boquera, para os íntimos) torna-se acessível. Apesar de ser um retrato curitibano, o longa também não se limitam a situações apenas do bairro localizado no sul do Brasil, assim podendo conversar com vários outros locais no país.

O filme tem no elenco Luthero de Almeida, Juliana Biancato, Wawa Black, Fabiane Gouvêa, Luiz Barotto, Etty Nandes, Laura Emiliano, Kelly Suzana C. Chavez, Cleverson dos Santos, Humberto Gomes, Lucas Estevan Soares, Paulo Matos, Ana de Ferro, Wagner Jovanaci, Cili Nandes, Wenry Bueno e William Barbier.

Lucas Estevan Soares dirige o filme.

Meu Nome é Gal

Estreia em 8 de março nos cinemas

Meu Nome é Gal é uma cinebiografia da cantora Gal Costa (Sophie Charlotte). O filme acompanha a trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos antes de se tornar a famosa cantora. Sempre tímida quando criança, Gal decidiu se arriscar na vida e se mudar para o Rio de Janeiro aos seus 20 anos de idade. Coincidentemente em uma das cidades mais bonitas do país, a cantora acaba encontrando amigos como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Dedé Gadelha, que acompanham os primeiros passos de Gal na música profissional no final da década de 1960. Com dois amigos ajudando a dar o empurrão na carreira de Gal, ela precisará enfrentar a timidez, mas a medida que vai se soltando, ela – junto com outros artistas – formam o movimento da Tropicália. Depois de tanto sucesso, Gal acaba tendo um período de depressão, quando seus dois amigos são exilados na ditadura. Esses são os episódios retratados no longa.

O filme tem no elenco Sophie Charlotte, Barroso, Fábio Assunção, Camila Márdila, Caio Scot, Elen Clarice, Luis Lobianco, George Sauma, Nathalia Ernesto, Rodrigo Lelis, Antonio Miano, Caroline Andrade, Dan Ferreira, Claudio Leal, Chica Carelli e Pedro Meirelles.

Dandara Ferreira e Lô Politi dirigem o filme.

Cartaz do filme ‘Noites Alienígenas’ – Vitrine Filmes/Divulgação.

Noites Alienígenas

Estreia em 16 de março nos cinemas

Acompanha a história de Rivelino (Gabriel Knox), Sandra (Gleici Damasceno) e Paulo (Adanilo), três amigos de infância e da periferia que se reencontram em Rio Branco, cidade da Amazônia, em um contexto trágico. O longa apresenta a periferia da Amazônia urbana, as fronteiras entre cidade e floresta, e a partir do realismo fantástico, aborda o impacto da chegada das facções criminosas do sudeste do Brasil para a Amazônia. A obra é inspirada no romance de mesmo nome escrito por Sérgio de Carvalho.

O filme tem no elenco Chico Diaz, Gleici Damasceno, Joana Gatis, Kika Sena, Gabriel Knoxx e Adanilo Reis.

Sérgio de Carvalho dirige o filme.

Os Aventureiros: A Origem

Estreia em 6 de julho nos cinemas

Luccas Neto, sua irmã Gi e seus amigos são adolescentes curiosos e aventureiros. Durante uma trilha em um lugar deserto, Luccas ouve um grito de socorro e decide se aproximar. Seguindo a voz, o grupo é levado a uma nova dimensão e descobre um universo mágico cheio de mistérios. A Cidade da Alegria era um lugar encantado, mas se tornou uma cidade fantasma depois de ficar sob o feitiço da feiticeira Megan, uma bruxa que está em busca do poder supremo do universo. Luccas e todo o grupo elaboram um plano para encontrar equipamentos para enfrentar esse vilão e salvar a Cidade da Alegria. Agora eles devem quebrar o feitiço, salvar a cidade inteira e voltar para casa. Mas não será fácil escapar dos planos e armadilhas da vilã Megan. O tempo está se esgotando. Enfrentando novos perigos, eles descobrem poderosas pedras mágicas e se tornam os Aventureiros.

O filme tem no elenco Luccas Neto.

André Pellenz dirige o filme.

Nosso Lar 2: Os Mensageiros

Estreia em 31 de agosto nos cinemas

Cinco espíritos de Nosso Lar vêm à Terra em missão de resgate de projetos de vidas que correm perigo. Médico cuja história foi base do primeiro filme, André Luiz junta-se ao grupo liderado pelo mentor Aniceto. Como missão, eles precisam ajudar Otávio, promissor médium que perdeu-se nas teias do egoísmo e, depois de morto, erra pelo mundo atuando contra os ex-companheiros Isidoro, líder de um grupo espírita, e Fernando, empresário de sucesso responsável pelo financiamento do projeto comum a eles. Aniceto e seu grupo de aprendizes são responsáveis por tentar, como bons anjos da guarda, ajudar seus protegidos. Eles contam ainda com a ajuda das esposas Isis, Isabel e Amanda, cujas trajetórias estão ligadas diretamente aos projetos espirituais, a fim de evitar algo que repete-se por anos: o fracasso das reencarnações.

O filme tem no elenco Renato Prieto, Edson Celulari, Felipe de Carolis, Mouhamed Harfouch, Rafael Sieg, Fabio Lago, Vanessa Gerbelli e Fernanda Rodrigues.

Wagner de Assis dirige o filme.

Apanhador de Almas

Estreia em 2023 nos cinemas

Na trama, quatro garotas que se conheceram num grupo on-line de estudos de bruxaria resolvem participar de um ritual a ser realizado durante um eclipse solar total, na casa de uma famosa bruxa chamada Rea.

Após o ritual, as coisas parecem sair do controle. Elas se veem presas numa espécie de limbo dimensional, culminando na aparição de uma criatura mais velha e poderosa que o tempo: o Apanhador de Almas. Para desespero de todas, essa criatura acaba propondo uma espécie de jogo, onde apenas uma poderá sair de lá com vida.

O filme tem no elenco Klara Castanho, Angela Dippe, Jéssica Córes, Priscila Sol e Duda Reis.

Fernando Alonso e Nelson Botter Jr. dirigem o filme.

Os Enforcados

Estreia nos cinemas em 2023

Leandra Leal e Iradhir Santos em cena do longa ‘Os Enforcados’ – Reprodução.

Conta a história do casal Regina (Leal) e Valério (Santos) e retrata o submundo do jogo do bicho, com humor ácido e ritmo eletrizante.

Na trama, Valério é filho e sobrinho de bicheiros e, apesar de não querer se envolver nos negócios da família, acaba sendo influenciado por Regina. Os dois se envolvem em uma trama sinistra e surpreendente.

O filme tem no elenco Leandra Leal, Irandhir Santos, Irene Ravache, Stepan Nercessian, Thiago Tomé, Pêpê Rapazote, Marcelo Mello, Augusto Madeira, Ernani Moraes e Ricardo Bittencourt.

Fernando Coimbra dirige o filme.

Até Que A Música Pare

Estreia no 1º semestre de 2023 nos cinemas

Conflitos familiares contemporâneos que o filme aborda se radicalizaram ao nosso redor enquanto fazíamos o filme, o que tornou toda ficção mais palpável. Aprendi muito com os atores. Hugo, por exemplo, atua em teatro desde os anos 1980 num grupo foi fundamental para despertar a consciência da população local sobre a ditadura.

O filme tem no elenco Cibele Tedesco, Hugo Lorensatti, Elisa Volpatto, Nicolas Vaporidis e Ginevra Nervi.

Cristiane Oliveira dirige o filme.

Sinfonia de um Homem Comum

Estreia no 1º semestre de 2023 nos cinemas

Apresenta o diplomata brasileiro que esteve no centro de várias questões geopolíticas deste século e hoje, aposentado, livre de protocolos e dedicando-se apenas ao piano – sua grande paixão desde muito jovem – ele acompanha de um ponto de vista privilegiado a repetição da história. O diplomata José Maurício Bustani, primeiro diretor geral da OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas) sugere que a questão política está, definitivamente, na infindável disputa de narrativas, e revela suas experiências, como quando tentou impedir a destruição do Iraque e, por pressão dos americanos, foi demitido. Hoje, decorridos 19 anos, situações semelhantes se repetem nos bastidores das organizações multilaterais.

José Joffily dirige o filme.

Morando com o Crush

Estreia em 2023 nos cinemas

Traz uma história de primeiro amor adolescente em um cenário em que também os pais se envolvem.

O filme tem no elenco Giulia Benite e Vitor Figueiredo.

Hsu Chien dirige o filme.

De Repente, Miss

Estreia em 2023 nos cinemas

Mônica é publicitária, mas abandonou a carreira promissora e o aumento do salário para cuidar de seus dois filhos, Luíza e Leo. Beirando seus 40 anos, elas não está nada feliz com as escolhas de sua vida, e se sente triste que sua filha, uma influencer em acenção, não a vê mais como fonte de inspiração. Para comemorar o aniversário, seu marido, Marcus, decide organizar uma viagem em família para o Beach Park Resort, no Nordeste do país. Com sua rotina já organizada, Mônica entra em pânico por ter que quebrar o calendário de seu dia-a-dia, mas acaba dando uma chance para a ideia do marido. Logo na chegada, Mônica conhece Flávia, ex-modelo, ex-atriz e atualmente detentora da coroa do concurso de beleza do resort. Luíza e Flávia se ligam instantaneamente, para frustração ainda maior de Mônica. Mais do que nunca, reconquistar a amizade e a admiração da filha será uma missão e para completá-la, Mônica enfrentará o que for preciso… até mesmo disputar o concurso Miss Beach Star.

O filme tem no elenco Fabiana Karla, João Baldasserini, Danielle Winits, Nany People, Polly Marinho, Roney Villela, Naruna Costa, Gianlucca Mauad e Giulia Benite.

Hsu Chien dirige o filme.

Um dia 5 Estrelas

Estreia em 2023 nos cinemas

A história gira em torno do amor de Pedro Paulo, interpretado por Nabote, por seu carro, um Opala dos anos 70, apelidado de Mozão, que foi a única herança deixada por seu pai. O protagonista passa a viver um drama ao precisar consertar o telhado de casa e, para isso, usar todo o dinheiro que sua mãe, Dona Nilda, interpretada por Nany People, economizara para seu aniversário de 60 anos em Buenos Aires, um sonho antigo. Pedro Paulo resolve, então, começar a rodar com o Mozão como motorista de aplicativo.

Durante a jornada de trabalho, o motorista passa por diversas situações inusitadas, com passageiros que demandam coisas muito específicas, como por exemplo uma grávida que entra em trabalho de parto durante a corrida, um casal de velhinhos que embarca para fugir após cometer um assalto ou um cantor, que foi muito famoso no passado, que pede ajuda para fazer uma serenata e reconquistar a ex-mulher. As corridas acabam destruindo o carro, mas fazem com que Pedro Paulo reflita sobre o real valor das relações e da família que ele possui.

O filme tem no elenco Estevam Nabote, Nany People, Aline Campos, Danielle Winits, Hugo Bonemer, Luciene Adami, Carol Bressolin, Vittor Fernando, Marcos Breda, Carol Nakamura e Ed Gama.

Hsu Chien dirige o filme.

Tá Escrito

Estreia em 2023 nos cinemas

Quem aqui estava com saudade de um filme com a queridinha Larissa Manoela? Pois ela volta às telonas este ano ao lado de Victor Lamoglia como uma estudante que sonha em se tornar uma influencer digital.

Bandida: A Número Um da Rocinha

Estreia nos cinemas em 2023

Dirigido por João Wainer, o longa mistura crime e ficção para contar a história de uma mulher que foi chefe do tráfico de drogas na maior favela das Américas na década de 1980.

Minha Irmã e Eu

Estreia nos cinemas em 2023

As irmãs Mirian (Ingrid) e Mirelly (Tatá Werneck) nasceram em Rio Verde, no interior de Goiás. Elas não realizaram o sonho da mãe, Dona Márcia (Arlete Salles), de se tornarem uma dupla sertaneja e, além de terem seguido caminhos opostos, vivem em pé de guerra. Mirian se casou e nunca saiu de sua cidade, acostumada à rotina do interior. Já Mirelly partiu para o Rio de Janeiro e sem demonstrar pra família, passa todo o tipo de perrengue. Mas quando Dona Márcia desaparece, elas têm que deixar de lado as diferenças e se unir para procurá-la, numa viagem que pode mudar suas vidas.

O filme tem no elenco Ingrid Guimarães, Tatá Werneck, Arlete Salles, Márcio Vito e George Sauma.

Susana Garcia dirige o filme.

Férias Trocadas

Estreia nos cinemas em 2023

Em Férias Trocadas, acompanhamos José Eduardo, Zé (Edmilson Filho), que ganha uma rifa e consegue uma viagem para toda sua família em Cartagena, Espanha. Dono de uma escolinha de futebol, pai de uma blogueirinha, Rô (Klara Catanho), a família parte animada para o exterior, mesmo com a desconfiança de Suellen (Aline Campos), a esposa dele. Já outro José Eduardo, conhecido como Edu (Edmilson Filho), é um empresário todo pr
econceituoso que vai para o mesmo destino que Zé, só que junto com sua esposa Renata (Carol Castro) e seu filho tiktoker João (Matheus Costa). Chegando lá ambos homens acabam indo para endereços errados e que eram do outro, Zé acaba indo para o resort cinco estrelas e Edu acaba indo para a pousada. Apesar de locais errados, ambas famílias ficam mais próximas e os dois José Eduardo acabam se entendendo no final, mas agora precisam se juntar para conquistarem suas esposas de volta.

O filme tem no elenco Edmilson Filho, Klara Castanho, Carol Castro, Matheus Costa e Aline Riscado.

Bruno Barreto dirige o filme.

Tô De Graça – O Filme

Estreia nos cinemas em 2023

Em Tô de Graça – O Filme, depois de ganhar uma indenização inesperada decide torrar o dinheiro levando toda a família para um feriadão em Búzios-RJ, Graça mostrará várias confusões causadas pela família, agora distante da comunidade onde se passaram as seis temporadas do humorístico.

O filme tem no elenco Rodrigo Sant’Anna, Roberta Rodrigues, Evelyn Castro, Estevam Nabote, Eliezer Motta, Dhu Moraes, Isabelle Marques, Andy Gercker e Gracyanne Barbosa.

Cesar Rodrigues dirige o filme.

Grande Serão Veredas

Estreia em novembro de 2023 nos cinemas

Clássico da literatura brasileira e sucesso nos teatros, Grande Sertão Veredas ganhará uma leitura contemporânea passada na favela, estrelando Caio Blat e Luisa Arraes, sob a direção de Guel Arraes.

Os filmes podem sofrer alterações em suas datas de estreia sem aviso prévio ao site.

Últimas notícias


Família

Familia

Estreia em 06/02/2025

Alegria do Amor

Alegria do Amor

Estreia em 06/02/2025

Blindado

Armor

Estreia em 06/02/2025